Rosinaldo Machado

CADEIRA Nº -

Patrono: -

Rosinaldo Machado, membro da Academia Rondoniense de Letras (ARL), traz em sua trajetória histórias fascinantes. Nascido em Santarém (PA) e criado em Vila Isabel, no Rio de Janeiro, ele iniciou sua jornada na fotografia aos 14 anos, aprendendo técnicas manuais com um fotógrafo alemão. Aos 15, ingressou como office boy na Bloch Editores, passando pela Revista Manchete e, mais tarde, pela TV Globo. Na década de 70, atuou como fotógrafo em filmes icônicos, como “Vai Trabalhar, Vagabundo” e “Se Segura, Malandro!”.

Com a mudança para Manaus, consolidou sua carreira em agências e no jornal “A Crítica”. Um momento marcante foi vencer um concurso promovido pelo então prefeito Jorge Teixeira, com a fotografia "Contemplação". Convidado por Teixeirão, Rosinaldo veio para Rondônia, onde registrou momentos históricos, como a construção da BR-364, as dificuldades enfrentadas pela população e imagens memoráveis para a extinta Teleron, incluindo a capa telefônica premiada nacionalmente.

Hoje, aposentado, Rosinaldo reflete sobre seu legado e agradece as homenagens recebidas, destacando sua vivência com figuras históricas como os primeiros desembargadores do TJRO. “A fotografia é mais que uma profissão, é uma maneira de eternizar histórias”, diz ele, inspirando novas gerações.