JÚLIO OLIVAR

CADEIRA No 8

Patrono: Edgar Roquette-Pinto

Mineiro de Poço Fundo e radicado em Rondônia desde 1998, Júlio Olivar é jornalista e escritor, foi superintendente de turismo, superintendente de comunicação e secretário de Estado da Educação. Autodidata e atuante na imprensa desde jovem, consolidou sua trajetória profissional em Rondônia.

É autor de dez livros publicados, entre eles “Caminhos de Rondon” e “A Cidade que Não Existe Mais”, obra que resgata com riqueza documental a história de Santo Antônio do Rio Madeira, município extinto em 1945 e que foi um dos maiores produtores de borracha do mundo; o primeiro município no território onde hoje está situado Rondônia.

Júlio Olivar ocupa a cadeira número 8 da Academia Rondoniense de Letras (patrono Edgard Roquette-Pinto), instituição que ele presidiu entre 2016 e 2020 e que reconhece sua contribuição para a valorização da memória histórica do estado. Sua escrita, marcada pela linguagem jornalística e pelo interesse em revisitar personagens e lugares esquecidos, contribui para a construção da identidade cultural de Rondônia.