ERNESTO MELO

CADEIRA No 13

Patrono: José Alves da Silva (Zezinho Maranhão)

Natural de Porto Velho e membro da nossa Academia, Ernesto Melo é um dos mais importantes sambistas da região, e sua trajetória é marcada pela paixão pela música e pela história local. Nascido em 1951, cresceu em um ambiente musical, influenciado pelo pai, Esmite Bento de Melo, e por grandes nomes da música, como Jorge Andrade e Paulo Santos. Seus fins de semana eram animados por tocatas que revelavam o carinho pela cultura e pela memória de sua terra natal.

Ernesto é compositor, violonista e um verdadeiro contador de histórias. Suas músicas exaltam as nuances da cidade, seus personagens e o famoso bairro Mocambo. Entre suas produções, destaca-se o show "Canta Mocambo", que levou a beleza de nossa cultura para importantes palcos, com um time de músicos talentosos e uma direção artística de excelência.

Conhecido carinhosamente como o "Velho", apelido dado pelo poeta Silvio Santos (Zé Catraca), Ernesto Melo é uma lenda viva da música rondoniense. Seu legado segue forte em apresentações memoráveis, tanto em Porto Velho quanto em intercâmbios culturais, como o show no Rio de Janeiro ao lado de Elza Soares. Com um repertório recheado de histórias e memórias, Ernesto continua a encantar com suas canções que representam o melhor da nossa terra e da nossa gente.