Carlos Paraguassu é professor titular aposentado da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), onde dedicou quase quatro décadas ao ensino superior, à formação profissional e à pesquisa. Pós-doutor em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (UnB) e pela Università degli Studi di L'Aquila, na Itália, possui doutorado em Ciências e em Ciências da Saúde com ênfase em Geografia Médica, pela Universidad de La Habana. É autor de 27 livros, incluindo publicações em inglês, que consolidaram seu reconhecimento no campo da Geografia da Saúde e da literatura científica, com destaque para obras sobre doenças na Amazônia e estudos epidemiológicos.
Paraguassu se notabilizou pela difusão da Geografia da Saúde no Brasil, explorando a relação entre espaço, saúde e doenças. Em suas pesquisas, levantou hipóteses sobre a influência da acidez e do nitrato da água potável no desenvolvimento de câncer em Rondônia, confirmadas por modelos experimentais em laboratório. Seus estudos, publicados em revistas de alto impacto, apontam para a necessidade urgente de políticas públicas de qualidade da água e mudanças no estilo de vida da população, especialmente na Amazônia.
Além de suas contribuições acadêmicas, Paraguassu recebeu inúmeras honrarias, como a Medalha do Mérito Legislativo da Assembleia Legislativa de Rondônia e a Comenda Oficial da Ordem do Trabalho Getúlio Vargas. Ele destaca, com especial emoção, o Prêmio Racco Europa de Literatura Científica e o Título de Cidadão Honorário de Porto Velho. Sua trajetória é marcada pela valorização de suas raízes, pela dedicação à ciência e pela luta por melhorias nas condições de saúde e qualidade de vida na Amazônia.